COMO TUDO COMEÇOU
O Instituto Pelo Bem do Planeta atua com a percepção de que sempre há abundância em um ambiente de escassez. De que as potencialidades de cada ser vivo podem ser ampliadas quando agimos juntos, e pelo bem do coletivo.
O Pelo Bem do Planeta começou a nascer em 2011, com o projeto “Recicle suas Ideias”, que levou educação ambiental e gestão de resíduos para a Expoagro GV em MG. A formalização do instituto se deu quando o fundador Ricardo Abrahão fez o MBA em Gestão de Negócios Socioambientais (Ceats/Ipê/Artemísia), desenvolvendo ali o plano de negócios “SGR-Favelas”.
Já como instituto, foi realizada outra versão do "Recicle suas Ideias" no parque Ecologico da Pampulha, e o projeto “Sustentabilidade na Escola” no colégio Vieira Cabral, em Governador Valadares. Também foi criado o negócio socioambiental Ecoponto Reciclagem, com a proposta de inserir a coleta seletiva em comunidades e desenvolver o catador de material reciclável por meio do comércio justo.
Desde a tragédia que atingiu toda a região do Rio Doce em novembro de 2015, o Instituto intensificou suas ações na região com projetos que envolvem temas da Educação Ambiental, Conservação dos Rios, reparação florestal com sistemas Agroecológicos e mobilização e engajamento da população atingida para atividades de reparação.